Dança de Salão na 3ª idade.

Resultado de imagem para dança de salão na terceira idade
A dança de salão que teve sua origem nos bailes das cortes reais na Europa, foi difundida pelo mundo com adaptações de cada cultura. É praticada como forma de entretenimento, integração social e como esporte. Ela traz diversos benefícios para saúde psicológica e corporal, e é ideal para todas as idades.

Sabemos que com a chegada da chamada terceira idade nosso corpo e mente passam por modificações, e junto com elas chegam as limitações. Não é fácil a adaptação a esse novo ciclo da vida. Nessa fase os idosos que antes trabalhavam, tinham uma rotina de trabalho com atividades durante o dia, se vêem em suas casas sem nada para fazer, isso pode causar
doenças como depressão.

Não é novidade que a dança traz muitos benefícios a todos, mas aos idosos esses benefícios podem ser ainda maiores, e a modalidade se encaixa perfeitamente às necessidades e condições dessa idade. É preciso melhorar a qualidade de vida, e nada melhor do que atividades físicas que trabalham além do corpo a alma.

A dança como atividade física ajuda no fortalecimento dos músculos, na respiração, no equilíbrio, que na falta do mesmo nessa faixa etária é o causador de muitos acidentes. Ela trabalha a questão social, já que na sua maioria é praticada em grupo. É essencial que o idoso tenha uma rotina, se sinta útil, vivo e independente. E é isso que a dança tenta desenvolver.

Além da questão física, a dança é única no sentido de trabalhar a alma, o coração. Ela nos traz leveza, é uma ótima terapia, melhor ainda quando praticada em lugares abertos, como parques. É o que temos visto bastante, a iniciativa de projetos que cultuam a dança ao ar livre.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s